terça-feira, 27 de outubro de 2015

Necessidades e Aspirações

O Relatório Brundtland (1987) propôs uma definição para “desenvolvimento sustentável” que é considerada referência até os dias de hoje:

Sustainable development is the
“development which meets the needs of
The present without compromising the ability of
Future generations to meet their own needs.”

Em muitas ocasiões, a palavra “needs” (necessidades) foi criticada, pois é importante considerar que necessidades dependem de uma grande quantidade de fatores. Para muitos, água e alimentos ainda são necessidades não contempladas, enquanto para outros, trocar de celular três, quatro vezes por ano é uma necessidade importante.

Autossustentável: Pirâmide de Maslow - Teoria das Necessidades
Fonte: Esoterikha
  
É importante considerar que, para além de necessidades, o ser humano possui também aspirações, como também citado no relatório de 1987. Abraham Maslow já abordava ambos os conceitos em 1943 em seu artigo “A teoria da motivação humana” e, apesar das críticas posteriores à sua categorização, ele ainda é uma referência importante.

Desde sempre, sabe-se que as diferentes necessidades e, em especial, aspirações, geram diferentes tipos de impactos socioambientais. Nesse ponto, vale a pergunta: quais as suas aspirações de vida e, além disso, o que ou quem influencia estas aspirações?

A engenhosidade humana tem se dedicado a elaborar diferentes estratégias que podemos chamar de “criação de aspirações” (ou marketing, se preferir) cada vez melhores. O que antes era supérfluo, se torna objeto de desejo. Somado a isso, a comparação com nossos pares nos faz “comprar as ideias”, literalmente. Esse ciclo é tão fluído e efêmero que minutos após o consumo já estamos de volta ao início do processo, aspirando mais (e nem sempre, melhor).

Autossustentável: Consumismo

Os impactos gerados antes e depois desse momento de compra tem sido chamado tradicionalmente de externalidade, ou seja, um mal necessário frente à grandeza de nossas aspirações e desejos.

Para que esse ciclo seja repensado precisamos de, pelo menos, dois elementos: informação e formação de qualidade (crítica). Com esse básico garantido, seremos capazes de compreender quais necessidades e aspirações são realmente legítimas do ponto de vista individual, mas com vistas ao coletivo. Considero essa mudança de olhar passo fundamental na direção da sustentabilidade e qualidade de vida.

Autossustentável: Escola

A escola tem papel central no que tange à informação e formação dos cidadãos do presente e do futuro. Bem formados e informados (ou pelo menos sabendo onde achar informação de qualidade), seremos capazes de rever nossas escolhas e compreender de forma mais complexa e sistêmica as consequências de nossas necessidades e aspirações e onde elas realmente nascem.

Um dos caminhos para tornar essa discussão competente e com contexto na escola é por meio da criação e desenvolvimento de projetos permanentes e continuados em Educação e Sustentabilidade, proposta que tem ganho cada vez mais adeptos entre os educadores brasileiros.

A Educação para a Sustentabilidade opera na direção da “construção de um mundo onde todos têm a oportunidade de se beneficiar de uma educação de qualidade e aprendam os valores, comportamentos e estilos de vida necessários para um futuro sustentável e para uma transformação positiva da sociedade”, segundo a UNESCO. Vale lembrar que nesse ano de substituição dos ODM pelos ODS, a Educação para a Sustentabilidade continua protagonista e ganha novo fôlego.

Autossustentável: Educação para a Sustentabilidade

Necessidades e aspirações devem entrar e estar em consonância com a busca pela sustentabilidade em todas as suas vertentes.

Enquanto isso, pense um momento nas suas necessidades e aspirações; onde elas nascem, como te fazem feliz, como afetam os outros e, por fim, como colaboram (ou não) com a melhoria das condições socioambientais para as atuais e futuras gerações.



Clique aqui para ler mais sobre artigos de Edson Grandisoli



0 comentários:

Postar um comentário