quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Máquinas trocam embalagens por créditos no Bilhete Único e desconto na conta de luz


Uma startup de São Paulo trouxe para o Brasil um projeto que já faz sucesso pela Europa e Ásia. É uma máquina de reciclagem que reverte embalagens vazias em créditos ou descontos para o consumidor.


Projetada pela Triciclo, a Retorna Machine é uma máquina de venda reversa (reverse vending machine), destinada a recolher resíduos sólidos reutilizáveis e ou recicláveis, como PET, latas de alumínio, embalagens longa vida, vidro. A ideia é evitar que esses materiais sejam descartados de maneira errada e ainda conscientizar as pessoas sobre a importância da reciclagem e da logística reversa fechando o ciclo do produto.


As máquinas de reciclagem ficam em pontos movimentados da Grande São Paulo como estações de metrô, terminais de ônibus e shopping centers.

O funcionamento é bem simples: basta o usuário se cadastrar no site ou app do projeto, levar o recipiente reciclável, inserir na máquina e esperar ela gerar pontos. A máquina reconhece o material por meio de um leitor de código de barras e computa pontos triciclo no perfil do cidadão. Cada garrafa de PET vale 10 pontos, enquanto a latinha vale 15. A cada 100 pontos, o usuário pode resgatar R$0,35 em crédito no Bilhete Único, R$0,27 centavos em desconto na conta de luz ou ainda, podem ser doados para projetos sociais. 


No site e no aplicativo também é possível saber a disponibilidade de cada máquina (o quanto do compartimento está cheio), bem como filtrar pelo tipo de material que cada Retorna Machine coleta (PET, alumínio, Tetrapak, Vidro). Assim você não corre o risco de não conseguir depositar os seus resíduos porque a Retorna Machine está cheia.

Todo o material coletado é tratado pela própria Triciclo (que faz a triagem, classificação, prensa e enfardamento) para envio às cooperativas de catadores de lixo e empresas recicladoras. Em pouco mais de um ano de atividade, as Retorna Machines já coletaram mais de 800 mil embalagens, que foram revertidas em milhares de benefícios sociais.

Clique aqui para ler mais artigos de Leonardo Borges





0 comentários:

Postar um comentário