quarta-feira, 17 de março de 2010

Que tal economizar 10% em sua conta de energia?

Com tantas maravilhas tecnológicas que temos à nossa disposição, fica difícil criar uma pequena lista para exemplificar. Mas temos em nossas casas uma grande parte dessa tecnologia, com nossos aparelhos de DVD, TV, microondas e tudo mais que possa ter um controle remoto ou o famoso modo Stand-by.

O modo Stand-by significa que seu aparelho eletrônico, sempre está pronto para funcionar, com apenas um toque no botão, isso é ótimo não é? Você chega cansado em casa, senta no sofá pega o controle remoto e com apenas um botão você liga a TV da sua sala. Mas toda essa comodidade tem um preço que você tem que pagar no final do mês e o pior, a maioria das pessoas nem sabem.

Funciona assim, para que seu aparelho eletrônico esteja sempre pronto para funcionar, ele consome energia elétrica, pouca, mas consome. E se você somar todos os aparelhos da sua casa que ficam em modo Stand-by poderá levar um susto. Geralmente são aparelhos que ficam ligados na tomada 24hs por dia, consumindo energia sem necessidade.

Faça o teste na sua casa por 1 mês e veja quanto você vai economizar, retire todos os aparelhos da tomada quando não estão sendo usados, TV, DVD, aparelho de som, microondas, carregador de bateria, fax, impressora, etc.

Você verá que o consumo pode diminuir em até 10%! E toda essa economia varia de acordo com a quantidade de eletrodomésticos que se tem em casa. Que tal começar a desligar as tomadas agora?

4 comentários:

  1. Economizar 10% ao fim do mês com um ato tão simples! Excelente sugestão essa! Desligando todas as tomadas agora mesmo! rsrs PS: Que porquinho simpático!

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana a ideia! Uma pequena atitude e um grande resultado para o nosso meio ambiente. Uma dica pro pessoal do site é sobre este layout bem colorido. Quanto mais branco ou cores nos site mais iremos gastar energia em nossas telas de computadores. Para exibir uma tela inteira branca, o computador usa cerca de 74 watts, enquanto para mostrar uma preta o consumo é de 59 watts.
    Vale apena pensar nisto. Abraços verdes!

    ResponderExcluir
  3. Pensei, pensei e pensei e não tenho nenhum aparelho com stand by em casa :) únicas coisas que ficam na tomada é geladeira e fogão! Até porque aboli a televisão por completo e só ligo o laptop quando vou usar. O mais incrível é que não sinto falta de nada!

    ResponderExcluir
  4. O Clube do Hardware fez uma pesquisa detalhada sobre o consumo de aparelhos eletrônicos no modo stand by, inclusive com medições.
    O artigo é de 2008, mas vale a pena dar uma olhada. Está em http://www.clubedohardware.com.br/artigos/1504/

    ResponderExcluir