terça-feira, 30 de março de 2010

O Destino do Óleo de cozinha



Você sabia que um litro de óleo pode contaminar até um milhão de litros de água?

O problema surge quando se pensa em descartar o óleo. Jogo fora na pia? Na descarga do vaso sanitário? No bueiro da minha rua? Não!

Muita gente não sabe, mas o descarte em local indevido do óleo de cozinha pode gerar graves consequências para o meio ambiente. Solo, água e ar podem acabar contaminados devido a um simples gesto corriqueiro em nossa cozinha. 


Prejuízos do óleo de fritura ao meio ambiente: 
  • Impermeabilização do solo, contribuindo para aumento de enchentes; 
  • Prejuízo à oxigenação e iluminação da água dos rios, causando danos à fauna aquática; 
  • Mau cheiro e poluição; 
  • Provoca o entupimento das tubulações nas redes de esgoto, aumentando em até 45% os custos de tratamento. 


Mas o que fazer então? A melhor alternativa é procurar alguma empresa ou entidade que reaproveite o produto. Nesse caso, basta armazenar o óleo já frio em uma garrafa PET ou qualquer outro frasco com tampa e fazer a doação. Não é necessário coar.


Esse óleo usado é transformado em resina para tintas, sabão, detergente, glicerina, ração para animais, biodiesel, produtos de agropecuária e matéria-prima para fabricação de outros produtos.

Veja os locais mais próximos na sua cidade para a coleta do óleo de cozinha: Postos de Coleta 

Ou então faça seu próprio sabão a partir do óleo de cozinha usado no dia-a-dia. 

Receita para fazer sabão a partir do óleo de cozinha: 
  • 5 litros de óleo de cozinha usado; 
  • 2 litros de água; 
  • 200 mililitros de amaciante; 
  • 1 quilo de soda cáustica em escama.

Preparo: 

Colocar, com cuidado, a soda em escamas no fundo de um balde. Em seguida, adicionar a água fervendo e mexer até diluir a soda. Acrescentar o óleo e mexer. Misturar bem o amaciante. Jogar a mistura numa fôrma e cortar as barras de sabão somente no dia seguinte.

IMPORTANTE: A soda cáustica pode causar queimaduras, ao dissolvê-la, use luvas e óculos de proteção para evitar acidentes. 
Faça o sabão longe de crianças e em ambiente ventilado. 


A participação de cada um é muito importante para isso! O Meio Ambiente e as futuras gerações agradecem!


15 comentários:

  1. Eu faço a minha parte,e seria tao bom se tds entendessem como é facil,existem mts supermercados que recebem o seu oleo de cozinha,se informa,moro em santos e o meu deixo no supermercado bolshoe...entao vamos la!!!
    O planeta agradece!!

    ResponderExcluir
  2. Só discordo de colocar agua fervente sobre a soda cáutica,deveria ser o contrário: Primeiro a agua quente,que acho desnecessário,em seguida a soda sobre a agua.Revejam isso aí, poderá causar um acidente se colocarmos agua em soda

    ResponderExcluir
  3. Meu nome é Andréia e moro em Montreal, Canadá. Sou professora de português para estrangeiros e estou escrevendo uma apostila que possui uma lista de vocabulário dos alimentos. Gostaria de pedir autorização para utilisar a imagem do óleo de vocês na lista de vocabulário da apostila da escola de línguas do YMCA. Meu e-mail é andreiacenicas@hotmail.com. Aguardo a resposta de vocês.

    Muito obrigada!

    Andréia Souza

    ResponderExcluir
  4. No meu prédio veio uma empresa e nos deu uma garrafa azul para colher o oleo sujo e levar em um unico latão para reciclar. Pra não jogar na pia da cozinha. Muito bom!
    São Paulo - Mooca

    ResponderExcluir
  5. E, indiretamente, através do sabão, o óleo não vai igualmente ser descartado pelo rede de esgotos? Ou na forma de sabão ele não é agressivo ao meio-ambiente?

    ResponderExcluir
  6. O sabão produzido através do óleo reciclado e a soda caústica, não é agressivo ao meio ambiente.

    Evita-se o descarte do óleo de cozinha e do detergente ou do sabão de cozinha.

    ResponderExcluir
  7. Leonardo, desculpe discordar mas o sabão é agressivo sim! Para o meio ambiente e para quem o manipula.

    Quando o sabão derrete volta para a água como espuma e contendo soda cáustica, que não só polui como o óleo (que fica por cima da água nos rios, por exemplo, impedindo a oxigenação e matando peixes e plantas) mas, pior que isto, misturando-se a água, ou seja, contaminado-a definitivamente.

    O sabão não é a melhor solução para o óleo!

    Existem ongs como a Bio-Bras www.biobras.org.br que coletam o óleo e encaminham para produção de tintas de parede (tinta a óleo) e massa de janela, que têm duração muito maior no tempo, além do biodiesel que diminui a emissão de CO2 e a poluição do ar.

    Espero ter ajudado!
    Adriana

    ResponderExcluir
  8. por gentileza gostaria de uma receita de massa para vidraceiro. grata.
    e-mail carlap.silveira@yahoo.com.br
    aguardo com urgencia

    ResponderExcluir
  9. ola tenho interesse na compra de oleo de fritura usado, pago R$1,20 por kg
    podemos rever o valor caso haja grande quantia
    obrigado

    Fernando Milanello Junior
    (15) 9137-8752
    fernandomigue@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. NÃO FAÇA SABÃO!!!!!!!

    VEJAM A LISTA DE ECO-POSTOS QUE COLETAM ÓLEO NA REGIÃO DO ALTO TIETÊ.

    www.biobras.org.br

    ResponderExcluir
  11. Sou do RS e tenho interesse em conhecer como é feito a massa de vidraceiro. Também gostaria de saber se no óleo reciclado é adicionado algum produto para fabricação desta massa. Gostaria de fazer um trabalho de coleta de óleo na minha região, mas é importante já ter o destino final.
    contatos: labencke@uol.com.br

    ResponderExcluir
  12. Sou Dênio da ONG-Planeta sustentavel de Bocaiúva-MG, na nossa cidade fizemos parceria com a ASCABOC - Associação dos catadores de Recicláveis de Bocaiúva -MG e estamos coletando o óleo de cozinha usado em alguns bares, restaurantes e domicílios. Após encaminhamos para empresa que reutiliza fazendo Bio desiel, gerando assim emprego e renda para os mesmos! Nosso contato: Email: ong-planetasustentavel@bol.com.br
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  13. Um milhão de litros de óleo coletados
    http://www.folhadolitoralcostaverde.com/folha%20do%20litoral%20pdf/fl%20122.pdf

    Nos sete anos da campanha - Não jogue seu óleo pelo ralo, foram coletados um milhão de litros de óleo que, transformados em matéria prima, foram utilizados pelas indústrias para produção de sabão e biodisel.
    Uma quantidade expressiva, mas que ainda representa menos de 5 % do óleo jogado nos lixões e ralos das praias da Costa Verde que, como “afluentes” dos rios, poluem a nossa Baía da Ilha Grande.
    O sucesso desta campanha se deve à adesão da rede de restaurantes de Paraty, Angra dos Reis, Ilha Grande e Rio Claro, do projeto de coleta nas escolas, da chancela do Passaporte Verde e da parceria com as prefeituras, instituições e empresas da região, aliada à campanha do PROVE .
    Com a adesão das escolas públicas e privadas, e a inclusão da coleta do óleo na pontuação do ICMS Ecológico, que ampliará a captação deste recursos para a prefeituras de Angra dos Reis, Paraty e Rio Claro, esta campanha dá mais um passo para consolidar-se como um projeto regional de educação ambiental sustentável, reafirmando o seu reconhecimento com um projeto referência pela campanha Global Passaporte Verde na RIO+20.

    ResponderExcluir
  14. Se você tem óleo de cozinha usado para doar na região de Campinas, Jundiaí, ABC, Sul de Minas e outras cidades de SP ou MG, entre em contato com o Projeto Reciclar . com . br. Se você deseja atuar com reciclagem de óleo mesmo sem ter veículos, autorizações ambientais e barracão de armazenamento, entre em contato, nós vamos lhe ajudar.

    ResponderExcluir
  15. Criei um grupo no Facebook chamado MOVER - Mercado de óleo vegetal reciclado. Lá vc pode negociar o seu óleo usado e obter dicas de como reciclar.

    ResponderExcluir